Já falámos do I Ching (Livro das Mutações) num artigo anterior. É o mais lido dos 5 grandes textos clássicos da cultura tradicional chinesa. Constitui a base da filosofia chinesa – é simples e complexo ao mesmo tempo, pois através da sua leitura pretende-se entender o funcionamento do Universo. É um livro milenar, escrito por diversos filósofos ao longo dos tempos.
No calendário solar chinês, o ano de 2023 começa no dia 4/fev/2023 e acaba no dia 3/fev/2024. A este ano é atribuído o pilar 癸卯 (Coelho de Água Yin) e o hexagrama 8/7, que corresponde ao hexagrama nº 54 no I Ching, denominado «Casamento» ou «Moça casadoira».
A este hexagrama associamos uma imagem de uma moça nova deserta para casar com um homem mais velho e ter um novo lar, mas também se pode associar à conformidade de ter que aceitar um casamento não desejado (arranjado) ou ser a segunda mulher e não assumir o papel principal, de destaque. Do mesmo modo, podemos ter que aceitar um acordo com outra parte mais poderosa e termos de nos conformar com isso.
Se o “casamento” não for apropriado, pode vir aí alguma dor interna – cuidado com as tentações. Se a sociedade não for adequada, problemas poderão surgir em 2023. Será sensato termos cuidado com as nossas palavras e ações, pois, se não formos sensíveis a lidar com o outro, teremos o troco na mesma moeda.
Pode ter dado um salto maior do que a perna e estar numa situação instável. Calma, que tudo se resolverá a seu tempo, desde que seja íntegro e honesto. Há que ter calma e cuidado na tomada de decisões, quer pessoais, quer profissionais. Não é um bom ano para atitudes irracionais e impulsivas.
Este ano poderá entrar num novo relacionamento amoroso, numa nova sociedade comercial, num novo emprego, numa nova cidade ou numa nova realidade social, com novas regras e novas pessoas. Seja cuidadoso, aceite a sua posição secundária, mantenha-se sereno e, com o tempo, o seu estatuto irá mudar.
Tenha atenção especialmente aos dias 14/fevereiro, 15/abril, 14/junho, 13/agosto, 12/outubro e 11/dezembro. São dias em que deve levar estes conselhos ainda mais a sério. Quando entramos num casamento/sociedade, todas as partes devem ser tolerantes e gentis. Há que aprender com o caminho, de modo a chegar a um futuro brilhante.
Acrescento ainda que este hexagrama tem reforçadas as áreas de poder, autoridade e liderança, bem como de saúde e recursos. Por isso, há que aceitar a liderança do outro, trabalhar com os recursos que temos e agir com muita ponderação, evitando a teimosia e aceitando os nossos erros.
Recordo que esta leitura serve de guia e não de vaticínio. É informação que podemos escolher usar ou não usar. Já sabem da trindade cósmica e tudo o que nos influencia. É só mais uma camada a adicionar à nossa vida!
Feliz 2023!