Escrevo este artigo mais para aqueles que fazem medições em Feng Shui, com a Luo Pan (bússola própria de Feng Shui), sejam colegas de profissão, sejam estudantes de Feng Shui, entre outros interessados.
A Luo Pan, ou bússola geomântica chinesa, é o instrumento de trabalho essencial de um consultor clássico de Feng Shui e é a “mãe” das bússolas vulgares que encontramos também no Ocidente. É com ela que efetuamos as medições necessárias a um estudo de Feng Shui de um espaço, sejam casas, apartamentos, lojas, centro comerciais, fábricas ou qualquer outro negócio. Com mais ou menos anéis de informação ao redor de uma agulha magnética (pois há vários tamanhos), a Luo Pan dá-nos variadíssima informação, podendo ser de um de 3 tipos: San Yuan, San He ou Zhong He.
Sendo um instrumento bastante sensível, há vários cuidados a ter com a Luo Pan e uma das coisas que não se deve fazer é efetuar medições em dias SAT, ou dias Sha (com mau Qi ou má energia vital). Isto porque medições efetuadas nestes dias podem estar erradas, levando a cálculos e estudos mal efetuados, simplesmente porque uma das premissas está errada. A posição da Lua em relação à Terra afeta o campo eletromagnético desta, interferindo na medição. Assim, os dias SAT são calculados com base no calendário lunar chinês (e não no solar), que varia de ano para ano.
Seguem-se os treze dias em que não se devem efetuar medições com a Luo Pan, em 2021:
24 de fevereiro
23 de março
20 de abril
18 de maio
14 de junho
12 de julho
8 de agosto
5 de setembro
3 de outubro
30 de outubro
27 de novembro
24 de dezembro
21 de janeiro de 2022
E porque é que aparece janeiro de 2022? Porque os anos chineses começam em fevereiro – o dia em que começa um ano novo varia com o ano e se é calendário solar ou lunar. Então, o primeiro mês é fevereiro e o último mês do calendário chinês é janeiro.
Desejos de boas medições e bons estudos em 2021!