Crónicas da Ásia: homenagem ao mestre da minha linhagem

Mar 15, 2023 | cultura chinesa, estrelas voadoras, feng shui

Enquanto estive em Singapura, aproveitei para analisar os espaços, observar os edifícios conhecidos por terem um bom Feng Shui, observei a cultura oriental e a mistura de etnias que lá se encontra. Falei também com os locais sobre o Feng Shui, para ter a perceção deles desta arte milenar chinesa.

Aproveitei igualmente para visitar o templo de Phor Kark See e prestar homenagem ao mestre Hong Choon, mestre da linhagem de Feng Shui à qual pertenço.

Passo a explicar: os ensinamentos de Feng Shui clássico (o original e verdadeiro) eram passados de mestre para discípulo antigamente e só os alunos escolhidos eram discípulos a quem os mestres ensinavam os seus saberes. Os discípulos andavam com os seus mestres durante algum tempo e “bebiam” de toda a sua sabedoria, oralmente e na prática.

Ora, falo especificamente da linhagem Wu Chang Pai (de Zhang Zhong Shan, 1820), que foi seguida indiretamente por Tan Yang Wu (1891-1945), que deu nome à linhagem que sigo. A linhagem tem dois ramos, fruto de dois dos seus discípulos de grande prestígio: o de Sui Beng (1920-1998) e o de Yen Pen (1873-1957), que escreveu o clássico Er Zhai, sobre Estrelas Voadoras (técnicas avançadas) e que ensinou, entre outros, o famoso Hong Choon (1907-1990).

Hong Choon ficou famoso, entre outras coisas, por usar uma técnica avançada de Feng Shui, a inclinação de portas, que permite mudar o mapa energético fixo de um espaço. E ele fez exatamente isso no seu templo, o tal que eu visitei. Ele inclinou e orientou todas as portas do templo para a mesma direção, por forma a obter uma influência energética mais auspiciosa. Foi neste templo que ele se tornou o chefe religioso máximo da comunidade budista chinesa em Singapura.

Como podem ver, existem várias técnicas de Feng Shui que nada têm a ver com decoração e que são muito eficazes, mas envolvem custos e obras, que nem todos os clientes ocidentais estão dispostos a fazer.

Também é por isso que, ao construir uma casa, o consultor de Feng Shui tem que acompanhar a obra (estrutura), para ter a certeza de que a casa fica com a porta para a inclinação mais auspiciosa para o cliente e seus objetivos.

Agradeço ao mestre Hong Choon por todos os seus ensinamentos!

Quer melhorar
a sua vida?

contacte-me

Se tem alguma questão na sua vida, que se enquadra nos 3 tipos de consulta, contacte-me.

Para agilizar os pedidos de orçamento, para uma Consulta de Feng Shui Clássico (integrado com outras vertentes), esclareça os seguintes aspetos:

› Se é Vivenda, Apartamento ou Espaço comercial
› Detalhes do espaço (quantas divisões, que divisões, quantos pisos, inserido onde?)
› Quantos habitantes do espaço?
› Localidade/Cidade do espaço a analisar