Todos nós escolhemos datas para os eventos importantes da nossa vida. Por exemplo, o dia do casamento – normalmente temos em atenção a data em que se vai realizar, seja porque gostamos mais daquele mês ou por motivos de família e convidados ou outra razão qualquer.
Pois bem, a data em que acontece um evento, segundo a Metafísica Chinesa, vai determinar as suas consequências, isto é, tal como quando nós nascemos ficamos com um “print” energético específico, também quando começamos algo esse “print” energético vai determinar se o evento irá dar frutos ou se será mais um desafio na nossa vida, com consequências pouco agradáveis.
No Oriente, a Seleção de Datas é amplamente usada, quer seja para escolher a data do casamento, quer seja para começar um negócio, inaugurar uma loja, mudar de casa, comprar e vender propriedades, erigir um túmulo, colocar um remédio de água no espaço ou outras curas específicas (como mudar a cama, por ex.), bem como para engravidar, ir de férias, escolher datas de cesarianas, ir a uma entrevista de emprego, comprar um carro novo, fazer uma nova empresa, assinar um contrato importante, fazer investimentos de longa duração ou começar obras em casa ou num espaço comercial.
Como vê, para quase tudo podemos escolher uma data auspiciosa, isto é, que nos traga equilíbrio e harmonia com o Universo, na conexão entre Céu – Homem – Terra de que já falei noutro artigo. É iniciarmos algo no momento certo e na hora exata. A seleção de uma data vai indicar o ano, mês, dia e hora mais auspiciosa (sendo que as horas na Metafísica Chinesa compreendem 120 minutos), para que esse evento que está a iniciar lhe traga a saúde, a prosperidade, os contactos e/ou a alegria que deseja, consoante o evento e os objetivos que tenha.
Imagine que começa as obras num determinado espaço, que até já tem uma análise de Feng Shui, mas não fez uma seleção de data e começou as obras num dia menos propício para aquele espaço e para aqueles habitantes/donos/gerentes – talvez vá ter mais contratempos, que o vão levar a gastar mais dinheiro do que queria; talvez as obras levem mais tempo do que seria suposto.
Enfim, selecionar uma data e iniciar um evento nessa data, é a cereja no topo do bolo! É “entrar com tudo”; é aproveitar as energias a nosso favor naqueles exatos 120 minutos. É colher o que de positivo o Universo/Deus/Algo maior tenha para nos dar relativamente àquele acontecimento. É atrair a harmonia com o que nos envolve. É evitar a estagnação, as decisões erradas, a falta de energia para um projeto, as perdas de dinheiro e os imprevistos.
Há métodos gerais (Ex.: Almanaque Tung Kung) e métodos específicos para cada pessoa ou cada espaço, mais virado para saúde ou mais para riqueza (Ex.: Xuan Kong Da Gua Date Selection), mas isso fica para outro artigo.
Quando diz “Que sorte!” ou “Aquela pessoa tem muita sorte!”, o que quer dizer com isto? Eu acredito que devemos trabalhar com as sortes que nos afetam – a do Céu (Ex.: Seleção de Data), a nossa (pensamentos, decisões e ações) e a da Terra (Feng Shui). A pessoa com sorte é o conjunto de tudo!
Lembre-se: Nada acontece por acaso!