No Feng Shui clássico trabalhamos por “camadas”, o que quer dizer que quantas mais “camadas” de informação pudermos analisar e trabalhar ou corrigir, melhores e mais rápidos serão os resultados.
Dito isto, a melhor altura para chamar um consultor certificado em Feng Shui clássico à sua casa é quando ela ainda não existe! Isso mesmo! Porque também se faz Feng Shui na procura de casa, porque conseguimos, através dos cálculos, da direção e do período da casa, saber se ela vai ser auspiciosa ou não.
O mesmo se aplica a projetos de casas de raíz, onde podemos fazer as alterações ainda no papel, falando com o arquiteto, acompanhando depois as obras, para garantir os alinhamentos corretos, etc. Ter as portas nos locais mais auspiciosos é de uma importância extrema!
Caso já tenha comprado uma casa, esta é a segunda melhor fase para uma consulta de Feng Shui, porque está ainda em construção e poderá ainda dar para fazer algumas correções, mas que irão ter um impacto muito significativo no futuro dos habitantes daquela casa, em termos de saúde e prosperidade. Exemplos: mudar o fogão, mudar a direção ou localização das camas, mudar as portas interiores ou o quarto a usar mais, assim como harmonizar o layout da casa ao máximo.
Se já construiu casa ou arrendou um apartamento e quer colocar o mobiliário adequado, com decoração de interiores, uma consulta de Feng Shui pode ajudá-lo, indicando onde deve colocar o sofá, as camas e outro mobiliário que queira e de que materiais, formas, cores e padrões deverão ser esses artigos de decoração, assim como ajudá-lo nos tons que deve dar a cada divisão. Ressalvo que uma consulta de Feng Shui não é um projeto de Design de Interiores, embora se possa aliar os dois temas (mas são duas profissões diferentes). Feng Shui é muito mais do que decoração e muito mais complexo do que colocar uma planta Jade num local.
Se já vive numa casa/apartamento e quer fazer uma renovação, seja porque já está farto do que vê, seja porque está a precisar mesmo de obras, seja porque já vivenciou algo de errado nesse espaço, é uma altura excelente para pedir uma consulta de Feng Shui clássico. O que se conseguir fazer para melhorar o espaço, será feito, tendo em conta tudo o que já referi aqui.
Caso não queira fazer obras grandes, também pode fazer uma consulta, e até pode ser que o resultado não implique assim tantas mudanças na casa. Pode ser que só sejam precisos uns ajustes e que não seja necessário gastar assim tanto dinheiro quanto estava a pensar. Tudo depende do estudo feito ao local em questão.
Pode também querer mudar só o quarto do seu filho ou só o seu, por enquanto, e o consultor tudo fará para, dentro dos limites impostos, trabalhar para lhe proporcionar harmonia e equilíbrio familiar, bem como saúde e prosperidade, dependendo do que você pretende.
É tudo uma questão de “camadas” e quanto mais a fundo for o estudo e as suas aplicações, mais resultados os clientes verão! Mas, às vezes, mudar uma simples direção muda a vida de uma pessoa!
O mesmo se pode aplicar a lojas ou negócios – quanto mais cedo o consultor de Feng Shui clássico fizer a análise ao espaço, mais auspicioso pode ficar o local que escolheu para o seu negócio (ou que vai escolher 😉).
E lembre-se, o consultor irá dar-lhe as informações necessárias para ter o espaço mais auspicioso possível, mas cabe-lhe a si decidir o que fazer com essa informação. A teoria não chega para ver os resultados. As sugestões devem ser feitas na prática, para que possa ver os resultados e as diferenças na sua vida!
Com isto não quero dizer que só há um caminho para os resultados: às vezes, sim; outras vezes não e podemos ter várias soluções para o problema. Como em tudo na vida, o diálogo é sempre o melhor meio para ambas as partes atingirem o objetivo em comum – a satisfação dos habitantes!