San Cai – Trindade cósmica

Abr 15, 2021 | feng shui, seleção de data, vida

Tenho andado a fazer projetos de Feng Shui e a calcular datas auspiciosas para vários motivos e sinto que preciso de voltar a falar deste assunto, que é tão importante na Metafísica Chinesa.

Nós, seres vivos, somos afetados pela energia da Terra, quer queiram, quer não. Todas as linhas eletromagnéticas do nosso planeta exercem uma grande influência nas nossas vidas. Um exemplo disto são as reações dos animais quando está para acontecer um tremor de Terra, porque eles sentem esta energia da Terra e a alteração da sua vibração. Nós, humanos, não temos este aspeto sensorial tão desenvolvido e por isso é que há ferramentas que nos permitem medir esta interação da Terra connosco (a Luo Pan é uma delas). Esta energia da Terra é um dos componentes da San Cai (Trindade Céu – Homem – Terra), e uma das maneiras de estudarmos esta energia e a sua influência em nós, é através de um projeto de Feng Shui, sobretudo em espaços onde passamos muito tempo.

Somos igualmente afetados pela energia do Céu ou Celestial, a que alguns chamam destino, sorte, bênçãos, astrologia, etc. Esta força centrípeta que desce dos Céus para nos influenciar enquanto humanos (e seres vivos) tem a sua tónica no Tempo, isto é, todas as ferramentas da Metafísica Chinesa que estudam esta influência descendente têm uma análise baseada no fator tempo e por isso é que a nossa data de nascimento (incluindo hora) se torna tão importante nestas análises. São exemplos a Astrologia do Ki das 9 estrelas, Ba Zi, Direcionologia (embora esta tenha também uma grande componente de Direção, que é uma influência da Terra), I Ching, Qi Men Dun Jia e Seleção de Datas Auspiciosas. Como falei no artigo anterior, é muito importante escolher uma data auspiciosa para algum evento importante ou para começar algo, seja fazer um investimento, comprar algo, fazer uma cirurgia ou iniciar um processo de cura. Estamos assim a trabalhar a influência do Céu em cada um de nós.

No meio destas duas influências temos o Homem. É ele que completa esta Trindade. E aqui entra o livre arbítrio e o desenvolvimento pessoal e neste campo há uma enorme variedade que ferramentas, mesmo no mundo Ocidental, com que podemos trabalhar. Cada um escolherá aquela que lhe fizer sentido, mas meditação, alimentação, coaching, trabalhar a mente para ter pensamentos positivos, viver o presente, ver o copo meio cheio, trabalhar, estudar, tomar decisões, agir, decidir com consciência, enfim, tudo o que comemos nos influencia, tudo o que pensamos tem um efeito em nós e tudo o que fazemos idem.

Assim, de que vale fazer um projeto de Feng Shui se o foco da pessoa é descobrir o que dá errado, em vez de se focar nas coisas que melhoraram após o projeto? De que vale fazer um investimento numa data auspiciosa, se o pensamento estiver sempre na onda do “vai correr mal”? É preciso perceber que temos 3 partes para trabalhar na nossa vida e não é tão proveitoso se descartarmos uma delas.

Claro que não podemos controlar tudo, nem é esse o objetivo, mas, por exemplo, se tivermos um projeto de Feng Shui da nossa casa ou do nosso local de trabalho e tivermos feito as sugestões do consultor (porque de nada vale ter um projeto se depois não implementamos nada) já temos 33% da Trindade trabalhada. Se alimentarmos bem a energia do Homem, com pensamentos positivos, decisões corretas, bem fundamentadas, fizermos tudo o que está ao nosso alcance para levar a bom porto um projeto, etc., já temos 66% dos campos energéticos potenciados. Por vezes é mais difícil trabalharmos a sorte do Céu, por estarmos em períodos menos auspiciosos da nossa vida, mas sempre que possível há que tentar juntar as 3 energias desta Trindade e potenciar ao máximo o que o Universo tem para nos dar!

Agora, fazer um projeto de Feng Shui e ficar sem agir, à espera que algo aconteça, sentados no sofá, sem reação, não funciona. O Feng Shui não faz por si! Apenas lhe abre o caminho para que a sua vida flua melhor.

Se a vida está difícil, há que arregaçar as mangas e pormo-nos ao trabalho! No meu caso, tento alimentar os 3 elementos de San Cai: o Feng Shui do meu espaço está harmonizado e potenciado, procuro fazer as coisas mais importantes em datas auspiciosas, viajo para onde a Direcionologia me indica, sei quais são as minhas potencialidades e quando é melhor atuar, tento fazer uma alimentação saudável, pratico exercício, treino a minha mente para o otimismo, deixei de ver notícias com frequência, e estudo, estudo, estudo, muito! Estou sempre a querer ter mais e mais conhecimento nesta área da Metafísica Chinesa, que é gigante, e ponho em prática os ensinamentos de que me fui dotando ao longo da vida.

E agora perguntam: e corre tudo bem? Não! Primeiro, porque sou humana e cometo erros. Depois porque não conseguimos controlar o Universo, apenas potenciar as oportunidades e debelar as más influências. Mas nota-se a diferença? Claro que sim!

Deixo-vos uma sugestão: experimentem estar desligados dos Media durante uma semana e vejam como se sentem. Atenção, há coisas para que os Media são necessários, mas ter o foco no mau, no crime, na tragédia não é de certeza o que estamos a precisar. Experimentem e estejam atentos ao que sentem.

O importante é fazermos a nossa parte bem feita. Se cada um fizer a sua, este Mundo será bem melhor.

Fiquem bem e tudo de bom!

Quer melhorar
a sua vida?

contacte-me

Se tem alguma questão na sua vida, que se enquadra nos 3 tipos de consulta, contacte-me.

Para agilizar os pedidos de orçamento, para uma Consulta de Feng Shui Clássico (integrado com outras vertentes), esclareça os seguintes aspetos:

› Se é Vivenda, Apartamento ou Espaço comercial
› Detalhes do espaço (quantas divisões, que divisões, quantos pisos, inserido onde?)
› Quantos habitantes do espaço?
› Localidade/Cidade do espaço a analisar